top of page

1 Quadrilhão de conexões...Onde será que estão as cápsulas de tempo & espaço?

A tecnologia avança e é impressionante o que os computadores podem fazer por nós hoje em dia, mas NADA se compara ao nosso cérebro! Com o uso de 100 bilhões de neurônios, e um quadrilhão de conexões entre eles, nosso cérebro consegue aprender e a guardar memória além de muitas outras atividades.

O interessante da memória é o que acontece com episódios de nossa infância que foram difíceis, traumáticos, ou extremamente violentos. Essas memórias ficam “escondidas” da nossa mente consciente a fim de nos proteger… provavelmente contra a loucura, acho eu. Afinal, uma criança não tem capacidade cognitiva para entender o que está se passando ao redor. E a sobrecarga mental seria como um lâmpada elétrica que recebe uma descarga elétrica mais forte do que tem capacidade para lidar.

Trabalhando com meus clientes - muitos com grandes dificuldades durante a infância - observo que acontece o que um cientista já havia mencionado. Que metaforicamente existe quase que uma cápsula de tempo & espaço envolvendo a memória de um determinado momento difícil. Essa cápsula parece “perdida” dentro do nosso cérebro e nosso corpo, como se houvesse quase que um lugar onde pudesse se esconder.

Através do trabalho de presença que ensino, conseguimos acessar esta cápsula e, pouco a pouco, com gentileza abri-la. Sensações físicas, emoções, pensamentos e percepções se soltam e tomamos consciência do que havia dentro de nós mesmos… muitas vezes há décadas.

Poder ajudar nesse processo me dá grande satisfação e também me faz ter uma compreensão maior do que se passa em nossas mentes, e o que significa ser um ser humano.

O cérebro ou melhor dizendo, a mente está sempre se preocupando com a sobrevivência. Com esse fim, toma decisões que que deveriam ser temporárias mas que acabam se tornando permanentes. Quase parece um adaptação mal feita. O que fazer então ?

Reconhecer primeiro que há algo a ser mudado. Aceitar a mudança, e através das técnicas específicas, ir liberando as cápsulas de tempo & espaço do passado para que os 100 bilhões de neurônios, e o quadrilhão de conexões entre eles, possam funcionar mais livremente para novas experiências que se apresentam.

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page